Cadastramento Biométrico

Acessa SP colabora com a Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico.

Criado em 2000 para promover a inclusão digital para a população que não tinha acesso à Internet, o programa Acessa SP se tornou um dos maiores do gênero, com mais de 850 postos instalados, cobrindo todo o Estado de São Paulo. Hoje, além de oferecer conexão gratuita à Internet, os postos do Acessa SP estão se caracterizando pela oferta de serviços. A iniciativa mais recente é o apoio à Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico.

Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento biométrico está sendo realizado, gradativamente, em todo o país. A expectativa é que em quatro anos os 143 milhões de eleitores brasileiros tenham atualizado seus dados no cadastro eleitoral, com identificação por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada.

Para ser atendido em um cartório eleitoral, o cidadão precisa fazer seu agendamento pela Internet (exceção para os postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo de Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo – nas unidades da Lapa, Itaquera e Santo Amaro). Nas cidades do interior do Estado, os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a realizar o agendamento para os Cartórios Eleitorais.

Algumas cidades já tomaram a iniciativa. A parceria entre o Acessa SP e o Cartório Eleitoral já foi formalizada em Agudos, Ilha Solteira, Jaú, Regente Feijó e em Santo Antônio do Aracanguá. Os moradores dessas cidades podem se dirigir ao posto do Acessa SP, onde podem usar, gratuitamente, os computadores para acessar a Internet e fazer o agendamento.

“Todos os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a fazer esse agendamento e, também, para outros serviços disponíveis na Internet, como emissão de atestados, agendamento no Detran, entre outros”, informa Venerando Ribeiro do Valle Júnior, superintendente do Acessa SP.

Os eleitores que não têm acesso à internet ou precisam de ajuda para realizar o agendamento podem procurar o posto do Acessa SP na cidade de Orindiuva/SP, no endereço Av. Vereador Osvaldo Kushida s/n.º (Órgão Gestor). O posto funciona das 8h00 às 11h00 e  das 13h00 às 16h00 de segunda à sexta. O monitor do posto poderá ajudar a fazer o agendamento.

Mais informações sobre o agendamento no site do TRE-SP:

http://www.tre-sp.jus.br/imprensa/noticias-tre-sp/2015/Outubro/como-e-feito-o-cadastramento-biometrico-do-eleitor