PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
A apresentação abaixo traz um resumo das doenças mais comuns originadas pelo consumo de alimentos contaminados e os cuidados necessários para evitá-las.
COMER FORA DE CASA
Quando vamos a um restaurante, pizzaria, bar ou lanchonete é muito importante ficar atento às condições de higiene do local. Um lugar limpo e organizado, com funcionários uniformizados, demonstra cuidado com a qualidade dos alimentos. A atenção deve ser ainda maior quando o alimento é comercializado em uma barraquinha, trailer ou carrinho, seja na rua, seja em festas organizadas em locais públicos.
Em geral esse tipo de comércio não tem boa infra-estrutura e está mais sujeito a apresentar problemas.
Uma das dificuldades nesses locais é o abastecimento de água potável para lavagem das mãos e utensílios. Se a barraca não tiver um sistema alternativo de abastecimento, o risco de contaminação será muito alto. Outro problema comum é a falta de condições apropriadas para a conservação dos alimentos.
Se eles não forem mantidos sob refrigeração ou aquecimento, devem ser preparados e servidos de imediato.
O QUE OBSERVAR ANTES DE COMER
- As pessoas que manipulam alimentos estão limpas, com os cabelos presos e protegidos por redes ou toucas, sem adornos (anéis, pulseiras, relógio)?
- Os manipuladores lavam constantemente as mãos com água e sabão? Usam luvas descartáveis e utensílios limpos para pegar os alimentos prontos?
- O funcionário do caixa que recebe dinheiro, cartões ou outras formas de pagamento não toca nos alimentos?
- O local de preparo é ventilado, organizado e limpo?
- As comidas prontas para consumo são conservadas bem quentes (65°C, isto é tão quente que poderia queimar suas mãos) ou bem frias (5°C, como dentro de uma geladeira)?
Se as respostas forem SIM, huuumm, este local parece bom…
NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA
Todos os casos de doenças transmitidas por alimentos devem ser comunicados imediatamente à Secretaria de Saúde. Dessa forma, a Vigilância Sanitária será acionada para investigar as causas e, se necessário, providenciar a apreensão dos produtos suspeitos, evitando que outras pessoas sejam contaminadas.
Lembre-se de guardar sobras do alimento. Elas devem ser analisadas em laboratório para identificar o agente causador da doença.
Para saber mais:
- Conheça a composição dos alimentos e a quantidade de energia consultando o site: www.fcf.usp.br/tabela Para fazer a pesquisa, digite o nome do alimento no campo de busca.
- http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/guia_alimentar_conteudo.pdf Guia de Alimentação para a População Brasileira – Ministério da Saúde
- http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_ dta.pdf Manual Integrado de Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos – Ministério da Saúde
- http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/index.htm Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
O site traz os endereços físicos e/ou eletrônicos das unidades federais, estaduais e municipais de vigilância sanitária que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS
- www.idec.org.br Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Informações sobre direitos dos consumidores, qualidade e segurança dos produtos e orientações para o consumo sustentável.
Fonte: Guia Didático – Vigilância Sanitária: Alimentos, Medicamentos, Produtos e Serviços de Interesse à Saúde.
Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor