Programa Acessa SP ensina a captar e usar água da chuva

A escassez da água é um problema ambiental que tende a ficar cada vez mais grave e o uso consciente dos recursos hídricos passou a ser obrigação de todos. Para ajudar a população a entender o problema e adotar novos hábitos de consumo, o Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado, desenvolveu o minicurso “Como captar e usar a água da chuva”. O curso é gratuito e pode ser feito online nos postos do Acessa SP.

O tema aborda a responsabilidade ambiental e ajuda o leitor a ter consciência e adotar novas técnicas de aproveitamento da água. O objetivo é poupar ao máximo a água potável e, com isso, amenizar o problema.

O novo minicurso também ensina passo a passo como montar uma minicisterna doméstica. A técnica, já adotada por outros países como Alemanha, Japão e Austrália, mantém programas consistentes para a captação e o reaproveitamento da água. O minicurso demonstra como captar a água da chuva, tratá-la e armazená-la.

Para fazer o curso – num posto do Acessa SP ou em outro dispositivo com conexão a Internet – basta o interessado acessar a página do programa (http://www.acessasp.sp.gov.br/), clicar em “minicursos”, se cadastrar, criar login e senha. Além deste, outros 33 minicursos estão à disposição do participante, entre eles, “Como cuidar da água”, “Dicas para uma vida sustentável”, “Como fazer uma horta”, “Como fazer seu tempo render”.

O minicurso “Como captar e usar a água da chuva” oferece ao participante entendimento para o problema vivido por todos. As informações do minicurso são demonstradas por meio de vídeos explicativos, ilustrações e links de páginas externas. Ao término de cada lição, o minicurso oferece um Saiba Mais com dicas úteis, uma Lição de Casa e um teste de conhecimento. Ao final, o participante pode avaliar o curso, fazer recomendações e dar sugestões.

Acessa SP
O programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo oferece gratuitamente acesso às tecnologias da informação e comunicação, em especial à Internet. São 850 postos no Estado, inclusive em áreas rurais, que funcionam em parceria com a Prefeitura. Nos postos, os usuários podem fazer pesquisas, cursos online ou usar os computadores conectados à Internet para acessar serviços públicos, como Nota Fiscal Paulista, site da CDHU, da Receita Federal e até mesmo emitir notas como a e-GTA, da Secretaria da Agricultura, entre outros.

Comunicação Acessa SP
tel: (11) 3091 9107 | 3091 6366 | 98429-6364
e-mail: intercom.acessasp@gmail.com